Instituto Pensar - Chapa Biden e Kamala se torna a mais crítica a governo brasileiro

Chapa Biden e Kamala se torna a mais crítica a governo brasileiro

por: Eduardo Pinheiro


Rejeição da chapa Biden e Kamala ao governo de Jair Bolsonaro revelam que Brasil não criou pontes com os Estados Unidos

Foto: Reprodução

A chapa presidencial formada por Joe Biden e a senadora Kamala Harris parece liderar a coalizão política mais frontalmente contrária a um presidente brasileiro na história das eleições dos Estados Unidos, afirma reportagem da BBC.

Avaliação ocorre após uma série de declarações nominais feitas pela chapa ao presidente Jair Bolsonaro. Ao jornal, o professor de relações internacionais da FAAP Carlos Gustavo Poggio, especialista em Estados Unidos, analisou o caso.

"É a primeira vez na história das eleições americanas que vemos uma chapa presidencial, tanto com candidato à presidente quanto com o nomeado a vice, se colocar tão claramente contra um governo brasileiro. O fato de Biden e Kamala estarem confortáveis de apontar o dedo para Bolsonaro em suas críticas mostra que desejam dar a ele um caráter de caudilho latino americano, colocá-lo na posição de pária internacional”, afirma.

De acordo com Poggio, embora durante a gestão do presidente democrata Jimmy Carter, entre 1977 e 1981, Brasil e os EUA tenham cortado relações militares devido aos abusos cometidos pelo regime militar brasileiro, não há registros de críticas ainda durante a campanha.

Críticas ao meio ambiente

Durante entrevista à revista americana Americas Quartely em março de 2020, o candidato Joe Biden afirmou que tomará providências caso Bolsonaro falhe no combate ao desmatamento da Amazônia.

"O presidente Bolsonaro precisa saber que se o Brasil falhar na sua tarefa de guardião da floresta Amazônica, o meu governo irá congregar o mundo para garantir que o meio ambiente esteja protegido”, afirmou.

Ainda naquele mesmo mês, em um debate de pré-candidatos democratas, ele reafirmou sua intenção de liderar uma resposta global contra a devastação da floresta brasileira.

"Eu estaria agora organizando o hemisfério (ocidental) e o mundo para fornecer US$ 20 bilhões para a Amazônia, para o Brasil não queimar mais a Amazônia, para que pudessem manter as florestas”, disse Biden.

Dinheiro para a proteção da Amazônia faria parte de de um pacote de quase US$ 2 trilhões para combater o aquecimento global. Proposta é uma das prioridades da gestão do democrata.

Escolhida recentemente como vice de Biden, a senadora Kamala foi ainda mais explícita e direta em suas críticas a Jair Bolsonaro. Em agosto do ano passado, diante das informações a respeito do aumento das queimadas na Amazônia, a democrata chegou a chamar Bolsonaro de "presidente tipo Trump do Brasil”.

"Enquanto a Amazônia queima, o presidente tipo Trump do Brasil, que deixa madeireiros e mineradores destruírem a área, não está agindo. Trump não deve fechar acordo comercial com o Brasil até que Bolsonaro reverta sua políticas catastróficas e combata as queimadas. Precisamos da liderança americana para salvar o planeta”, declarou a senadora.

Embora as críticas a gestão de Jair Bolsonaro sejam voltadas ao meio ambiente, especialistas alertam que rejeição de chapa democrata vai muito além da agenda verde.

"É inédito que um governo que diz amar os Estados Unidos e que decidiu aprofundar essa relação em detrimento de outras, como a com países árabes ou com a Argentina, se veja agora diante da possibilidade de ser tratado com enorme má vontade pelo seu aliado preferencial. Isso mostra que o Brasil se aproximou de Trump, mas não criou pontes com os Estados Unidos, numa política externa bastante amadora”, afirma Poggio.

Desde que assumiu, Bolsonaro passou a tratar como prioridade a sua aproximação com o governo Trump. Com agendas ideológicas próximas e estilos semelhantes de fazer política, a comunicação entre os presidentes se tornou constante principalmente nas redes sociais.

No entanto, mesmo o ex-conselheiro de Trump para assuntos internacionais, John Bolton, afirmou em entrevista recente ao Estado de S. Paulo que o governo Bolsonaro deveria abrir "linhas de comunicação” com os democratas imediatamente.

Com informações da BBC News Brasil



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: